Várias idéias rondam minha mente ultimamente. Acho que pela proximidade dos 40... quantos ensinamentos tenho compartilhado e aprendido nestes últimos anos com minha família e com as pessoas ao redor. Quantos livros interessantes lidos e quantos filmes assistidos que deixam suas mensagens, ensinam algo de bom. Precisamos de fato educar o olhar. Os pessimistas sempre enxergam que o copo com água pelo meio está quase vazio e os otimistas enxergam que está quase cheio. Faço parte da segunda definição. Sei que sou muito criticada por isto, mas não me importo, faz parte das diferenças humanas. Toda unanimidade é burra, disse alguém. Concordo. Todos temos diferentes pontos de vista, diferentes opiniões e, principalmente, diferentes vivências. O espantoso é que todos dizem que "somos diferentes" e acham que devem ser aceitos com suas diferenças, mas não aceitam o "diferente"... deu pra sacar? Aquele que tem o direito de adorar a vários deuses quer ser respeitado e deve, porém diz que respeita as demais religiões mas as critica e vice-versa. Quão complexa e paradoxal é esta vida. E seria bem sem graça se assim não fosse.
Não me cansava de insistir que as pessoas precisavam enxergar um pouco através do meu olhar; muita pretensão da minha parte, na verdade quase todos tendem a achar o seu olhar mais moderno, mais convencional, mais coerente, mais flexível, mais tudo de bom. Descobri que não é bem assim. Cada um, a seu próprio modo, tende a tirar conclusões de acordo com o olhar a que foi "treinado". Quem sou eu para invadir este espaço? No máximo posso mostrar como olho e dizer que é bem interessante e muito proveitoso. É como se eu tirasse uma fruta do pé, provasse e quisesse que o outro provasse para sentir o gosto bom que tem.
Já foi dito que "palavras são anões e exemplos são gigantes" e não é a toa que o que vemos nos marca tão profundamente a ponto de, sem sentirmos, repetirmos com nossos filhos as mesmas cenas que vivenciamos no lar, na mais tenra infância. Sou uma observadora da vida e lamento ainda não ter vivido tudo que gostaria e sei que nunca saberei tudo, mas insisto em amar a vida e todas as suas complexidades. Amar a família, amar as pessoas e no sentido de entrega, não no sentido figurado de amor.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre e nos permita ter um novo olhar sobre a vida, um novo entendimento, uma nova sabedoria a cada dia. Fica mais fácil viver, fica mais bonito e mais útil para si e para os outros.
Dica básica: "Toda sabedoria vem do Senhor", ou seja, nada provém de nós mesmos. SE somos sábios e acertamos mais do que erramos, demos a Ele toda honra, toda glória e todo louvor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário