A difamação de evangélicos no Brasil e no mundo não é nenhuma novidade.Há motivos para tal. Explica-se, mas não se justifica tantos desvarios de homens que se intitulam“pastores”, “bispos”, “apóstolos”,“ungidos”,“profetas”, “semideus”,
“braço direito” (que, a princípio, já está muito bem ocupado, com toda honra e todo mérito por JESUS).
Os nomes“evangélicos”,“cristãos”,“crentes”, “bíblias” já estão tão desgastados que a imagem que vem à mente quando se ouve estes termos são as mais variadas.
Assim como um homem é honrado pela prática legal e excelente de sua profissão e isso o denomina “Doutor”, “Professor”, “Engenheiro”, “Juiz”, etc., os cristãos, assim como foram chamados pela PRIMEIRA VEZ em Antioquia, receberam este nome por serem IMITADORES de Cristo e, por conseguinte dos apóstolos, que ensinavam os princípios da fé em Deus e em todo o plano de salvação do homem. Isto os denominou “CRISTÃOS”. Não é o nome ou o diploma que habilita a pessoa a ser o que é, e sim a prática sincera e habilidosa que o honra e o classifica.
Meu “pai-drasto” (devido à tamanha afinidade) foi alguém assim. Era formado em Veterinária de alimentos, pela UFFRJ, não tinha doutorado, porém, pelo profundo conhecimento, interesse em tudo que dizia respeito à sua formação e à prática de sua profissão, era como se tivesse.
Num filme veiculado há poucos dias na televisão, que foi originado de uma série de TV, havia um “pastor” com “mestrado em falcatruas” e uma “evangélica” crédula e ingênua que cria em tudo que ele dizia e planejava. Se a intenção era zombar dos “evangélicos”, o tiro saiu pela culatra. Na verdade é um alerta sobre os falsos pastores e sobre a credulidade cega em homens que não tem escrúpulos e aproveitam-se de pessoas que buscam a Deus, deparam com estes lobos famintos no caminho e, por falta de instrução na Palavra, por preguiça de buscar, são facilmente engodadas e presas em suas artimanhas.
São as pessoas que querem tudo fácil, tanto o “pastor – falsário” quanto a “crente-amém-pra-tudo”. Querem tudo mastigado e sem sacrifício, pensando assim estar enganando ou agradando a Deus.“Meu povo peca por não conhecer as escrituras” dito por Deus, e mais tarde foi dito por Jesus em Mateus 22.29: “Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus”.
A Bíblia é um conjunto de livros escritos por homens inspirados pelo Espírito Santo, homens que relatavam os acontecimentos da época e eram guiados pelo Espírito Santo, trabalhando assim, em conjunto, em épocas distintas, criando uma coerência nunca antes vista em outros escritos. Quem quiser entrar mais aprofundadamente neste assunto pode acessar alguns sites existentes:
A Bíblia não esconde nada e nem acoberta o erro. Ela expõe nua e cruamente os desatinos dos seres humanos, suas dívidas e angústias, seus arrependimentos e acertos. A verdade contida nas Escrituras é imutável, passe os céus e a terra, mas a Palavra de Deus permanece, queira o homem ou não, aceite ou não e isso é constatado pelas profecias cumpridas, pelas que ainda estão por se cumprir e, principalmente, a mais importante da história da humanidade, o nascimento, morte e ressurreição de Cristo, revelado muitos séculos antes de acontecer.
“Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” Mateus 24.35
Os que cometem tais atrocidades com a Palavra o estão fazendo para sua própria condenação e não ficarão impunes. Não nos cabe julgá-los, eles já estão em julgamento pelo próprio dono da Palavra. Compete a nós buscarmos a verdade, que não está longe lá no céu e sim bem próxima de nós. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! (João 8.32)
Este filme na verdade mostra tão somente o que de fato acontece nos dias atuais: muitos lobos se passando por ovelhas e isso já estava escrito há séculos. Na verdade é um alerta para os incautos, que acreditam em tudo que os homens dizem. Um simples conselho:
Observem o que está escrito, se está de acordo com o que é ensinado, como faziam os crentes em Beréia. Peça ajuda a Deus para abrir seu entendimento e leia com vontade de entender. A Palavra de Deus deve ser levada a sério, mesmo quando brincamos, mesmo quando estamos em lazer, mesmo quando estamos em meio a amigos e parentes. Ela é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Em dias trevosos, onde encontraremos tamanha luz?
Na paz do Cordeiro!
PORQUE A PALAVRA DE DEUS É VIVA E, EFICAZ, E MAIS PENETRANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ À DIVISÃO DA ALMA, E DO ESPÍRITO, E DAS JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO.
Hebreus 4. 12