terça-feira, 11 de novembro de 2008

Falamos a mesma língua?


Assisti a um filme muito interessante que, em princípio, parece monótono e lugar-comum, no que se refere a aventuras como estas, situadas no período pré-histórico. Muitos criticaram alguns aspectos, outros gostaram, eu, todavia, enxerguei por um outro ângulo, além de achar linda a fotografia do mesmo. Trata-se do filme 10.000 A.C.

Em algumas falas dos personagens pude fazer uma analogia, embora não muito ortodoxa, com o amor de Deus e a relação da igreja entre si.


Algumas coisas me chamaram a atenção, tais como:

- a unidade do povo na hora da caça, "caçavam como se fosse um"
- a dignidade de D'Leh ao confessar que não caçou o mannuk sozinho, ficou preso às cordas da armadilha e por isso não era digno de receber a lança e a amada Evolet
- a preocupação e o respeito com uma anciã, dita grande sábia, da tribo
- a ligação de alma que ela tinha com os seus, em especial com D'Leh e Evolet
- a amizade de um homem, que permaneceu por duas gerações, pelo pai de D'Leh e pelo próprio D'Leh
- a luta para libertar um povo cativo, levados como escravos
- as estratégias para invadir o território inimigo
- o amor, que fez um homem enfrentar desertos e selvas para resgatar sua amada
- a importância da união, entre povos, embora não falando a mesma língua, porém com o mesmo objetivo

Pude, rapidamente fazer uma associação com a mensagem da cruz, que por vezes parece esquecida:

- o povo de Deus deve ser mais unido; embora com entendimentos diferentes, culturas e denominações variadas; a despeito da interpretação bíblica, nunca deveríamos deixar de lado o seguinte conselho do Senhor da igreja:

"Não rogo só por estes. Rogo também pelos que hão de crer em mim pela mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, assim como tú estás em mim e eu em ti, permite que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviou. Eu lhes dei a gloria que me deste, para que sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Permite que alcancem a perfeição na unidade, e assim o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amastes a eles tal como me amaste a mim"
João 17.20-26

- a firmeza na verdade embora, no filme, D'Leh tenha titubeado, coisa que o Senhor Jesus nunca fez, mas nos mostra o quanto devemos abrir mão de coisas que desejamos muito em prol da verdade, se o que desejamos fere a comunhão com Deus, devemos abrir mão, falar sempre a verdade uns com os outros.

Deixem de mentir uns aos outros; falem a verdade pois somos membros uns dos outros e quando mentimos uns aos outros estamos a fazer mal a nós mesmos” Efésios 4:25 (A Bíblia Vida – paráfrase)

- o respeito pela maturidade e experiência dos anciãos da igreja, que está belamente descrito no site: http://amaivos.uol.com.br/templates/amaivos/amaivos07/noticia/noticia.asp?cod_noticia=3515&cod_canal=47

''Levanta-te diante dos cabelos brancos e sê cheio de respeito por um velho''
Cf. Lev 19,32
"A razão desse respeito é que o velho é mediação para o temor que se deve ter ao próprio Deus, pois continua o mesmo v. 32 do cap 19 do Levítico: ''... assim que terás o temor de teu Deus''. Além disso, é consenso em Israel que os velhos possuem a sabedoria e a prudência (Cf,. Jó 15,10; Eclo 6,34s; 25, 4-6). Por isso, não é estranho que sempre hajam desempenhado no meio do povo uma função de direção e aconselhamento".

- a interecessão da anciã pelos seu povo, incansável, não esquecida dos seus, mesmo distantes... participando do sofrimento de cada um, como se lá estivesse com eles...A palavra interceder significa "colocar-se entre", Jesus é o nosso único intercessor para chegarmos a Deus. Nós também podemos interceder por quem está necessitado, enfermo, fraco na fé... bem cá pra nós: quantos de nós temos feito o mesmo pelos nossos irmãos, de perto ou de longe? de sangue ou de fé?

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sejais curados. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos"

Tiago 5.16


- a amizade devotada de um homem pelo pai de D'Leh, cuidando dele como se fora seu próprio filho e a palavra dada ao amigo não fracassou, ficou ao lado do menino, até ele se transformar num guerreiro. Em Provérbios está escrito:

"
Não abandone o seu amigo e nem o amigo de seu pai." E ainda: "Assim como o ferro afia o ferro, o amigo afia o outro amigo" Pv 27.10

Reclamamos que não temos amigos, mas será que somos amigos? Cativamos amizades e as adubamos? com sinceridade, fidelidade, carinho, respeito? ou nos aproximamos de pessoas com interesses pessoais apenas?


- o interesse na libertação do seu povo, no caso o povo de D'Leh. Na Bíblia, o povo de Israel, o povo de Deus. Será que realmente estamos interessados em lutar, para libertar nosso povo do "cativeiro da modernidade"?

"Ele não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" Mateus 20.28

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna"
Jo 3.16

- temos estudado estratégias para invadir o "território inimigo"? Quantos se propõe a entrar de cabeça na elaboração de estratégias, para libertar pessoas escravas dos vícios, da marginalidade, do egocentrismo, das riquezas e de todo tipo de torpeza?
Que estratégias temos usado para expandir o reino de Deus? Vejamos o exemplo de Paulo, um grande evangelista:


a) Paulo adaptava-se a todas as camadas sociais e culturais da humanidade, afim de fazer entendido o Evangelho para todo mundo – 1 Co 9:16-23

b) Ele empreendeu todos os esforços para alcançar todos – Rm 1:14,15

c) Usou a sábia estratégia de primeiro evangelizar os grandes centros

d) Paulo considerava as Igrejas nas casas e seus membros como a base principal da Obra Missionária

e) Ele empenhava-se em constante e persistente evangelização itinerante e pessoal

- a luta para libertar um povo cativo, levados como escravos.

Deus amou de tal forma a todos nós que enviou seu único filho por nós. Jesus enfrentou todo tipo de dificuldade humana para identificar-se conosco, "Ele (Deus Pai) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor" Colossensses 1.13

Será que temos cumprido o maior mandamento: "
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis" João 13:34

- a importância de estar unidos em Cristo, embora de raças diferentes, denominações diferentes, nações diferentes, bairros diferentes, classes sociais diferentes... o povo de Deus precisa entender que onde há divisão, ciúmes, inveja, porfias, que são obras da carne, não há igreja sadia, firmada nos propósitos de Deus ...


"Rogo-vos, irmãos,pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. ICor 1.10-12


E ainda mais: Jesus disse: ‘Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Mais um chamado à unidade da igreja.

Em um certo trecho do filme o homem que cuidou de D'Leh lhe deixa uma lição, dizendo que há homens bons que traçam um círculo ao redor de si e de sua família e os trata com carinho e respeito, dando-lhes proteção. Há outros que traçam um círculo um pouco maior e abrangem seus irmãos e irmãs, porém há aqueles que traçam um enorme círculo em sua volta, que abrangerá muito
mais pessoas e este homem tem um grande destino. Certamente me reportei ao grande destino de Jesus e de sua missão vitoriosa, abrangendo toda a humanidade...

No final do filme, a mocinha, já quase desfalecida e completamente aturdida com o esforço quase sobrehumano de seu amado em resgatá-la das mãos do inimigo, fala para D'Leh: "Você veio por mim?! Você veio por mim?!"

Ele derrotou um ser cruel, inumano, que apavorava a todos, escravizava a todos, adorado como um deus, temido e aparentemente invencível...por sua amada Evolet!

Sim, Jesus derrotou ao diabo e à morte!
Por amor à sua amada noiva, a igreja. Estes não têm poder sobre nós! Somos livres em Cristo! Aleluia!

"E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz"
(1 João 3:8).


Sim, Cristo veio por mim!!! Ele veio sim! Porque Ele me ama tanto, que me viu no futuro, digitando estas frases, adorando ao seu nome, reconhecendo seu trabalho penoso, adorando-O com as minha pequena força... Ele pensou: "Valeu a pena"! Ela foi salva"!!!! Assim como aconteceu comigo, meu caro leitor, também pode acontecer com você. Basta a Cristo aceitar.

"Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressucitou dentre os mortos, serás salvo." Romanos 10:9

Sabedoria on line

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas".

Habacuque 3: 17-19

Meus amados

Seguidores de Jesus Cristo

Arquivo do blog

Vale a pena ler

  • Administração de Marketing - Philip Kotler
  • As crianças aprendem o que vivenciam - Ed. Sextante
  • Carão com carinho - Luiz Schettini Filho
  • Casamento com intimidade - R. C. Sproul
  • Como livrar os jovens das paixões sexuais - Josh McDowell
  • Feridas Satânicas - Carrol Thompson
  • Livre-se dos corvos - Luis Marins
  • Lições de vencedor - Silas Malafaia
  • Maravilhosa graça - Phillip Yancey
  • Marketing para o século XXI - Philip Kotler
  • O corpo fala - Pierre Weil e Roland Tompakow
  • O monge e o executivo
  • O peregrino - John Bunyan
  • O poder dos pais que oram - Stormie Omartian
  • Pais brilhantes, professores fascinantes
  • Uma mulher segudo o coração de Deus - Elizabeth George

Vale a pena assistir



  • A festa de Babette - drama
  • A paixão de Cristo - de Mel Gibson
  • A vida é bela - de Roberto Benigni
  • A virada - cristão
  • Alvin e os esquilos II e III - Comédia
  • Antes de partir - comédia -Jack Nicholson e Morgan Freeman
  • Bee Movie - infantil
  • Chocolate (Juliette Binoche)
  • Conquista de reis - épico
  • Conversando com Deus - Reflexão
  • Deixados para trás I, II e III - cristão
  • Desafiando gigantes - cristão
  • Diário de uma paixão - romance
  • Enterrem meu coração na beira do rio - Drama (indígena)
  • Homens de honra - Drama
  • Kung Fu Panda - Comédia
  • Licença para casar - comédia
  • Marley e eu - Comédia
  • Meu nome não é Johnny - drama
  • Mãos talentosas - Cuba Gooding Jr.
  • O conde de Monte Cristo - drama
  • O fazendeiro e Deus
  • O ilusionista - romance
  • O livrro de Eli
  • O nome da rosa - drama
  • O Pastor - drama
  • O peregrino - Uma jornada para o céu
  • Ponte para Terabítia - aventura
  • Ponto de decisão - Drama
  • Prova de Fogo - cristão
  • Quem quer ser um milionário?
  • Sangue negro - drama
  • Simplesmente irresistível - romance
  • Um amor para recordar - drama/romance
  • À procura da felicidade - drama (Will Smith)

Gospel Books

Gospel Books
Conhecer e prosseguir em conhecer

Minha lista de blogs

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...Mc16.15



Total de visualizações de página