Fracasso normalmente é associado a uma grande vergonha, a um grande fiasco. Um projeto mal sucedido, um investimento errado. Remete à idéia de incapacidade, de falibilidade na origem da idéia ou na execução da mesma. É preciso traçar novos rumos, reavaliar as falhas e tentar novamente.
No mundo espiritual, é motivo de grande alegria, comemora-se total sucesso de um projeto que, aparentemente, falhou. Deus decide amar a humanidade até o fim, contrariando todas as possibilidades de exterminar, para sempre de Sua presença, o pecado e o pecador. Surpreende-nos com um projeto infalível, apesar de aparentar o contrário.
Na verdade, ninguém gosta ou quer se identificar com "perdedores". Quando perguntadas sobre qual personalidade alguém mais se identifica ou gostaria de ser, certamente serão citados nomes de sucesso no mundo da moda, do esporte ou do meio empresarial. Jamais ouvi alguém dizer, no mundo secular, que gostaria de se parecer com Jesus, pois para muitos, desprovidos de conhecimento da Palavra de Deus, Ele representa morte, vergonha, fracasso e derrota. Para alguns, um líder vencido. Para outros, um mártir. Se bem que isso não é nenhuma novidade, mesmo em seu tempo, Jesus enfrentou todo tipo de preconceito e incredulidade.
Ninguém gosta de proximidade com "fracassados", "perdedores". Entretanto, aquele que parecia desprezível aos homens, que tinha aparência feia e que causava espanto e rejeição a muitos, é o resultado do PROJETO DE RESTAURAÇÃO mais incrível e perfeito que a humanidade jamais imaginou... Deus, em sua infinita sabedoria, misericórdia e incansável amor por nós, traçou um plano de resgate para novamente conversar com o homem no jardim, na virada do dia...
..."E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia..." Gênesis 3. 8a
A escalada para a vitória
"Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que é nada, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante Dele." I Cor. 1. 27 - 29
Dentro de um panorama totalmente desfavorável, surge a solução de todos os problemas da humanidade. Deus faz com que maldição torne-se em bênção, é especialista nisso também.
Propicia à humanidade uma saída para suas dores e aflições, para a falibilidade dos projetos humanos, para a vida abundante que só Ele pode dar, por ser Eterno. Nos cumulou de benefícios, através da vergonhosa cruz, gloriosa cruz. Jamais, em tempo algum, poderíamos pagar o preço deste resgate.
Só Jesus, com sua doçura e firmeza.
Só Jesus, com seu ensino e exemplo de vida.
Só Jesus, com sua unção e poder.
Só Jesus, com sua humildade e poder.
Só Jesus, com sua graça e obediência.
Com seu coração cheio de amor e identificação com nossa humanidade decaída.
Identificou-se comigo, sofreu minhas dores, entendeu minhas angústias e aflições, aceitou minhas limitações, compadeceu-se de mim, pois sabe que sou pó. Sua obra foi completa. Seu amor leal. Sua presença real. Como um pai se compadece de um filho, assim Ele me ama.
Identifico-me TOTALMENTE com Este que foi, É e sempre será vitorioso. Que venceu a pior luta que o ser humano trava desde o Éden: a morte.
“Onde está, ó morte, a tua vitória? onde está, ó morte, o teu aguilhão?” 1 Co 15.25-26, 54-57.
A vergonha converteu-se em sucesso! A morte foi banida! A vida venceu e vivo está aquele a quem devemos toda honra, todo louvor e toda glória!!!! Para sempre e sempre.
Amém.
Leia Isaías 53. 2-11