terça-feira, 11 de novembro de 2008

Falamos a mesma língua?


Assisti a um filme muito interessante que, em princípio, parece monótono e lugar-comum, no que se refere a aventuras como estas, situadas no período pré-histórico. Muitos criticaram alguns aspectos, outros gostaram, eu, todavia, enxerguei por um outro ângulo, além de achar linda a fotografia do mesmo. Trata-se do filme 10.000 A.C.

Em algumas falas dos personagens pude fazer uma analogia, embora não muito ortodoxa, com o amor de Deus e a relação da igreja entre si.


Algumas coisas me chamaram a atenção, tais como:

- a unidade do povo na hora da caça, "caçavam como se fosse um"
- a dignidade de D'Leh ao confessar que não caçou o mannuk sozinho, ficou preso às cordas da armadilha e por isso não era digno de receber a lança e a amada Evolet
- a preocupação e o respeito com uma anciã, dita grande sábia, da tribo
- a ligação de alma que ela tinha com os seus, em especial com D'Leh e Evolet
- a amizade de um homem, que permaneceu por duas gerações, pelo pai de D'Leh e pelo próprio D'Leh
- a luta para libertar um povo cativo, levados como escravos
- as estratégias para invadir o território inimigo
- o amor, que fez um homem enfrentar desertos e selvas para resgatar sua amada
- a importância da união, entre povos, embora não falando a mesma língua, porém com o mesmo objetivo

Pude, rapidamente fazer uma associação com a mensagem da cruz, que por vezes parece esquecida:

- o povo de Deus deve ser mais unido; embora com entendimentos diferentes, culturas e denominações variadas; a despeito da interpretação bíblica, nunca deveríamos deixar de lado o seguinte conselho do Senhor da igreja:

"Não rogo só por estes. Rogo também pelos que hão de crer em mim pela mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, assim como tú estás em mim e eu em ti, permite que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviou. Eu lhes dei a gloria que me deste, para que sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Permite que alcancem a perfeição na unidade, e assim o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amastes a eles tal como me amaste a mim"
João 17.20-26

- a firmeza na verdade embora, no filme, D'Leh tenha titubeado, coisa que o Senhor Jesus nunca fez, mas nos mostra o quanto devemos abrir mão de coisas que desejamos muito em prol da verdade, se o que desejamos fere a comunhão com Deus, devemos abrir mão, falar sempre a verdade uns com os outros.

Deixem de mentir uns aos outros; falem a verdade pois somos membros uns dos outros e quando mentimos uns aos outros estamos a fazer mal a nós mesmos” Efésios 4:25 (A Bíblia Vida – paráfrase)

- o respeito pela maturidade e experiência dos anciãos da igreja, que está belamente descrito no site: http://amaivos.uol.com.br/templates/amaivos/amaivos07/noticia/noticia.asp?cod_noticia=3515&cod_canal=47

''Levanta-te diante dos cabelos brancos e sê cheio de respeito por um velho''
Cf. Lev 19,32
"A razão desse respeito é que o velho é mediação para o temor que se deve ter ao próprio Deus, pois continua o mesmo v. 32 do cap 19 do Levítico: ''... assim que terás o temor de teu Deus''. Além disso, é consenso em Israel que os velhos possuem a sabedoria e a prudência (Cf,. Jó 15,10; Eclo 6,34s; 25, 4-6). Por isso, não é estranho que sempre hajam desempenhado no meio do povo uma função de direção e aconselhamento".

- a interecessão da anciã pelos seu povo, incansável, não esquecida dos seus, mesmo distantes... participando do sofrimento de cada um, como se lá estivesse com eles...A palavra interceder significa "colocar-se entre", Jesus é o nosso único intercessor para chegarmos a Deus. Nós também podemos interceder por quem está necessitado, enfermo, fraco na fé... bem cá pra nós: quantos de nós temos feito o mesmo pelos nossos irmãos, de perto ou de longe? de sangue ou de fé?

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sejais curados. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos"

Tiago 5.16


- a amizade devotada de um homem pelo pai de D'Leh, cuidando dele como se fora seu próprio filho e a palavra dada ao amigo não fracassou, ficou ao lado do menino, até ele se transformar num guerreiro. Em Provérbios está escrito:

"
Não abandone o seu amigo e nem o amigo de seu pai." E ainda: "Assim como o ferro afia o ferro, o amigo afia o outro amigo" Pv 27.10

Reclamamos que não temos amigos, mas será que somos amigos? Cativamos amizades e as adubamos? com sinceridade, fidelidade, carinho, respeito? ou nos aproximamos de pessoas com interesses pessoais apenas?


- o interesse na libertação do seu povo, no caso o povo de D'Leh. Na Bíblia, o povo de Israel, o povo de Deus. Será que realmente estamos interessados em lutar, para libertar nosso povo do "cativeiro da modernidade"?

"Ele não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" Mateus 20.28

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna"
Jo 3.16

- temos estudado estratégias para invadir o "território inimigo"? Quantos se propõe a entrar de cabeça na elaboração de estratégias, para libertar pessoas escravas dos vícios, da marginalidade, do egocentrismo, das riquezas e de todo tipo de torpeza?
Que estratégias temos usado para expandir o reino de Deus? Vejamos o exemplo de Paulo, um grande evangelista:


a) Paulo adaptava-se a todas as camadas sociais e culturais da humanidade, afim de fazer entendido o Evangelho para todo mundo – 1 Co 9:16-23

b) Ele empreendeu todos os esforços para alcançar todos – Rm 1:14,15

c) Usou a sábia estratégia de primeiro evangelizar os grandes centros

d) Paulo considerava as Igrejas nas casas e seus membros como a base principal da Obra Missionária

e) Ele empenhava-se em constante e persistente evangelização itinerante e pessoal

- a luta para libertar um povo cativo, levados como escravos.

Deus amou de tal forma a todos nós que enviou seu único filho por nós. Jesus enfrentou todo tipo de dificuldade humana para identificar-se conosco, "Ele (Deus Pai) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor" Colossensses 1.13

Será que temos cumprido o maior mandamento: "
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis" João 13:34

- a importância de estar unidos em Cristo, embora de raças diferentes, denominações diferentes, nações diferentes, bairros diferentes, classes sociais diferentes... o povo de Deus precisa entender que onde há divisão, ciúmes, inveja, porfias, que são obras da carne, não há igreja sadia, firmada nos propósitos de Deus ...


"Rogo-vos, irmãos,pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. ICor 1.10-12


E ainda mais: Jesus disse: ‘Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Mais um chamado à unidade da igreja.

Em um certo trecho do filme o homem que cuidou de D'Leh lhe deixa uma lição, dizendo que há homens bons que traçam um círculo ao redor de si e de sua família e os trata com carinho e respeito, dando-lhes proteção. Há outros que traçam um círculo um pouco maior e abrangem seus irmãos e irmãs, porém há aqueles que traçam um enorme círculo em sua volta, que abrangerá muito
mais pessoas e este homem tem um grande destino. Certamente me reportei ao grande destino de Jesus e de sua missão vitoriosa, abrangendo toda a humanidade...

No final do filme, a mocinha, já quase desfalecida e completamente aturdida com o esforço quase sobrehumano de seu amado em resgatá-la das mãos do inimigo, fala para D'Leh: "Você veio por mim?! Você veio por mim?!"

Ele derrotou um ser cruel, inumano, que apavorava a todos, escravizava a todos, adorado como um deus, temido e aparentemente invencível...por sua amada Evolet!

Sim, Jesus derrotou ao diabo e à morte!
Por amor à sua amada noiva, a igreja. Estes não têm poder sobre nós! Somos livres em Cristo! Aleluia!

"E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz"
(1 João 3:8).


Sim, Cristo veio por mim!!! Ele veio sim! Porque Ele me ama tanto, que me viu no futuro, digitando estas frases, adorando ao seu nome, reconhecendo seu trabalho penoso, adorando-O com as minha pequena força... Ele pensou: "Valeu a pena"! Ela foi salva"!!!! Assim como aconteceu comigo, meu caro leitor, também pode acontecer com você. Basta a Cristo aceitar.

"Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressucitou dentre os mortos, serás salvo." Romanos 10:9

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Adriana! Ainda não assiti ao filme. Mas já me recomendaram. Gostei do seu blog. Já falei com você uma vez muito rápido na Barão. Mas confesso... acho que não vou lembrar. Portanto, se você lembrar de mim é claro, e passar por mim, pode referenciar.
Deus te abençoe rica e abundantemente.
Pr. Rafael Curty

Reinam Ribeiro disse...

Também gostei muito da história do filme, apesar das viagens astrais da anciã (pajé da tribo). Eu achei legal eles aprenderem a usar sementes ao invés da caça. Toda uma história para ensinar um povo a cultura agrícola. Na nossa vida também precisamos aprender a plantar para colher bons frutos, foi isso que Jesus também nos ensinou. Quanto a falarmos a mesma língua. É fundamental para o crescimento do corpo. A linguagem de Deus é espírito e vida. Acho que precisamos nos esforçar para ouvir a voz de Deus sempre. Cada parte do corpo cooperando para um crescimento e um objetivo maior, que é estender o amor de Cristo por toda terra. Somos membros uns dos outros, e precisamos estar ligados e ajustados ao comando daquele que é a cabeça, Cristo.
Paz.

Sabedoria on line

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas".

Habacuque 3: 17-19

Meus amados

Seguidores de Jesus Cristo

Arquivo do blog

Vale a pena ler

  • Administração de Marketing - Philip Kotler
  • As crianças aprendem o que vivenciam - Ed. Sextante
  • Carão com carinho - Luiz Schettini Filho
  • Casamento com intimidade - R. C. Sproul
  • Como livrar os jovens das paixões sexuais - Josh McDowell
  • Feridas Satânicas - Carrol Thompson
  • Livre-se dos corvos - Luis Marins
  • Lições de vencedor - Silas Malafaia
  • Maravilhosa graça - Phillip Yancey
  • Marketing para o século XXI - Philip Kotler
  • O corpo fala - Pierre Weil e Roland Tompakow
  • O monge e o executivo
  • O peregrino - John Bunyan
  • O poder dos pais que oram - Stormie Omartian
  • Pais brilhantes, professores fascinantes
  • Uma mulher segudo o coração de Deus - Elizabeth George

Vale a pena assistir



  • A festa de Babette - drama
  • A paixão de Cristo - de Mel Gibson
  • A vida é bela - de Roberto Benigni
  • A virada - cristão
  • Alvin e os esquilos II e III - Comédia
  • Antes de partir - comédia -Jack Nicholson e Morgan Freeman
  • Bee Movie - infantil
  • Chocolate (Juliette Binoche)
  • Conquista de reis - épico
  • Conversando com Deus - Reflexão
  • Deixados para trás I, II e III - cristão
  • Desafiando gigantes - cristão
  • Diário de uma paixão - romance
  • Enterrem meu coração na beira do rio - Drama (indígena)
  • Homens de honra - Drama
  • Kung Fu Panda - Comédia
  • Licença para casar - comédia
  • Marley e eu - Comédia
  • Meu nome não é Johnny - drama
  • Mãos talentosas - Cuba Gooding Jr.
  • O conde de Monte Cristo - drama
  • O fazendeiro e Deus
  • O ilusionista - romance
  • O livrro de Eli
  • O nome da rosa - drama
  • O Pastor - drama
  • O peregrino - Uma jornada para o céu
  • Ponte para Terabítia - aventura
  • Ponto de decisão - Drama
  • Prova de Fogo - cristão
  • Quem quer ser um milionário?
  • Sangue negro - drama
  • Simplesmente irresistível - romance
  • Um amor para recordar - drama/romance
  • À procura da felicidade - drama (Will Smith)

Gospel Books

Gospel Books
Conhecer e prosseguir em conhecer

Minha lista de blogs

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...Mc16.15



Total de visualizações de página