quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Apaixonado por livros


A importância da literatura para a vida cristã

Eu sou uma leitora totalmente apaixonada por livros desde a mais tenra infância. Desde que me entendo por gente, lá pelos 4 ou 5 anos, iniciei esta aventura através de livros infantis, enciclopédias e gibis que minha mãe comprava para mim e isto criou raízes em mim. Tenho até hoje este hábito, 34 anos depois e o estou passando para minhas filhas. A leitura faz parte da minha vida como o alimento e, pela experiência, posso garantir que se escolhermos bem, absorveremos muita coisa boa, no entanto, se escolhermos mal, infelizmente muita coisa ruim também poderá nos influenciar.

Não tive uma infância voltada para a vida religiosa e tinha uma tosca noção de quem era Jesus, embora minha avó, com quem passava a maior parte do tempo, me falasse de Deus e me ensinasse os princípios básicos do temor a Ele. Ao chegar à adolescência, lia muitos livros que falavam de paixões arrebatadoras, altamente proibidas e totalmente possíveis, na cabeça de uma adolescente. E sei o quanto isto me fez mal. Ao me converter, quando caíram as escamas e comecei a entender de fato como a vida funcionava, vi o quanto fui influenciada mesmo por leituras que nada tinham a ver com os princípios do Evangelho.



Atualmente leio dois a três livros ao mesmo tempo, com temas voltados para a família, tais como educação de filhos, relacionamento conjugal e tenho bastante cuidado ao comprar livros seculares. É de suma importância o conteúdo para o cristão, pois como a Bíblia nos adverte, devemos ter cuidado com o que colocamos diante de nossos olhos. Isto vale para filmes, programas de televisão, locais freqüentados, internet e especialmente livros lidos.


A princípio o cristão tem uma enorme necessidade de ler, porque precisa conhecer a verdade que está estabelecida no Evangelho e os 66 livros da Bíblia existem para ser lidos, meditados, consultados em momentos de alegria e tristeza, dúvidas e aprendizado. Atualmente existe Bíblia interativa, que pode ser acessada pela internet, existe Bíblia gravada na voz de nomes famosos da mídia, mas ainda acho que o mais acessível é o que está a mão a qualquer tempo, faça chuva ou faça sol, internet caia ou não, esteja no ônibus ou no trem, a qualquer momento pode-se lançar mão do livro dos livros e descobrir a cada dia como o Senhor é bom.

Da mesma forma com os ótimos livros de autores cristãos que tem como base a Palavra de Deus para escrever suas obras. Na verdade acho de suma importância que autores comprometidos com o Reino de Deus usem seu talento, para ajudar aos leigos a entender melhor o contexto das passagens bíblicas, que podem ser usadas para qualquer ocasião da vida, pois a Bíblia tem resposta para tudo.

Desta feita, todo cristão que quiser crescer precisa ler. Ler a Bíblia, aplicar seus princípios em sua vida e ler boa literatura, que edifique sua alma e pavimente sua estrada da vida, que acrescente sabedoria ao seu viver e ajude ao próximo a fazer o mesmo.

Nenhum comentário:

Sabedoria on line

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas".

Habacuque 3: 17-19

Meus amados

Seguidores de Jesus Cristo

Arquivo do blog

Vale a pena ler

  • Administração de Marketing - Philip Kotler
  • As crianças aprendem o que vivenciam - Ed. Sextante
  • Carão com carinho - Luiz Schettini Filho
  • Casamento com intimidade - R. C. Sproul
  • Como livrar os jovens das paixões sexuais - Josh McDowell
  • Feridas Satânicas - Carrol Thompson
  • Livre-se dos corvos - Luis Marins
  • Lições de vencedor - Silas Malafaia
  • Maravilhosa graça - Phillip Yancey
  • Marketing para o século XXI - Philip Kotler
  • O corpo fala - Pierre Weil e Roland Tompakow
  • O monge e o executivo
  • O peregrino - John Bunyan
  • O poder dos pais que oram - Stormie Omartian
  • Pais brilhantes, professores fascinantes
  • Uma mulher segudo o coração de Deus - Elizabeth George

Vale a pena assistir



  • A festa de Babette - drama
  • A paixão de Cristo - de Mel Gibson
  • A vida é bela - de Roberto Benigni
  • A virada - cristão
  • Alvin e os esquilos II e III - Comédia
  • Antes de partir - comédia -Jack Nicholson e Morgan Freeman
  • Bee Movie - infantil
  • Chocolate (Juliette Binoche)
  • Conquista de reis - épico
  • Conversando com Deus - Reflexão
  • Deixados para trás I, II e III - cristão
  • Desafiando gigantes - cristão
  • Diário de uma paixão - romance
  • Enterrem meu coração na beira do rio - Drama (indígena)
  • Homens de honra - Drama
  • Kung Fu Panda - Comédia
  • Licença para casar - comédia
  • Marley e eu - Comédia
  • Meu nome não é Johnny - drama
  • Mãos talentosas - Cuba Gooding Jr.
  • O conde de Monte Cristo - drama
  • O fazendeiro e Deus
  • O ilusionista - romance
  • O livrro de Eli
  • O nome da rosa - drama
  • O Pastor - drama
  • O peregrino - Uma jornada para o céu
  • Ponte para Terabítia - aventura
  • Ponto de decisão - Drama
  • Prova de Fogo - cristão
  • Quem quer ser um milionário?
  • Sangue negro - drama
  • Simplesmente irresistível - romance
  • Um amor para recordar - drama/romance
  • À procura da felicidade - drama (Will Smith)

Gospel Books

Gospel Books
Conhecer e prosseguir em conhecer

Minha lista de blogs

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...Mc16.15



Total de visualizações de página