quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cisco no olho


“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, enão se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’,quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”-- Mateus 7:3-5

 PENSAMENTO: Jesus gostava de hipérbole, aquele exagero usado para dar ênfase. Aqui o ponto é quase cômico. A figura do objeto no olho deixa mais claro seu ponto em versículos 1-2. Para uma pessoa enxergar um cisco no olho do outro ela deve estar extremamente próxima e procurando alguma falha. Para que ela estaria chegando tão perto e procurando erros? O que Jesus está condenando é o espírito crítico, a atitude que só consegue enxergar falhas nos outros ou que, vendo erros, logo julga a pessoa com severidade. É uma verdade geral que a pessoa que habitualmente julga os outros com todo rigor ainda não enxergou quão grande são suas próprias falhas. Embora haja pessoas que excedem nisso, a maioria de nós ainda “costumamos ver nossa própria injustiça com lente de redução, enquanto a do outro com lente de aumento” como notou Fritz Rienecker.  A solução é olhar os outros com a misericórdia que queremos que Deus use para conosco. Duas coisas que não devemos julgar são os motivos dos outros (1 Cor 4:5), e questões de costume e opinião pessoal (Rom 14:1-8). Quando houver erro vamos agir commansidão (Gl 6:1) e julgar com misericórdia (Col 3:13). E vamos começar olhando primeiro para nós. Quando reparamos o quanto há para mudar em nós mesmos, vamos estar bem mais aptos para ajudar outros.

 ORAÇÃO: Gracioso Pai, como eu preciso olhar mais de perto para meus próprios erros. É tão fácil julgar os outros e esquecer dos meus pecados. Na medida que eu vejo as falhas dos outros, que eu possa enxergar o que eu espero que o Senhor veja quando olha para mim – um filho amado. Conceda a todos nós um espírito quebrantado e arrependido. Só o Senhor pode fazer isso. Em nome de Jesus oramos. Amém.
http://www.hermeneutica.com/jd/1/0624.html

Nenhum comentário:

Sabedoria on line

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas".

Habacuque 3: 17-19

Meus amados

Seguidores de Jesus Cristo

Arquivo do blog

Vale a pena ler

  • Administração de Marketing - Philip Kotler
  • As crianças aprendem o que vivenciam - Ed. Sextante
  • Carão com carinho - Luiz Schettini Filho
  • Casamento com intimidade - R. C. Sproul
  • Como livrar os jovens das paixões sexuais - Josh McDowell
  • Feridas Satânicas - Carrol Thompson
  • Livre-se dos corvos - Luis Marins
  • Lições de vencedor - Silas Malafaia
  • Maravilhosa graça - Phillip Yancey
  • Marketing para o século XXI - Philip Kotler
  • O corpo fala - Pierre Weil e Roland Tompakow
  • O monge e o executivo
  • O peregrino - John Bunyan
  • O poder dos pais que oram - Stormie Omartian
  • Pais brilhantes, professores fascinantes
  • Uma mulher segudo o coração de Deus - Elizabeth George

Vale a pena assistir



  • A festa de Babette - drama
  • A paixão de Cristo - de Mel Gibson
  • A vida é bela - de Roberto Benigni
  • A virada - cristão
  • Alvin e os esquilos II e III - Comédia
  • Antes de partir - comédia -Jack Nicholson e Morgan Freeman
  • Bee Movie - infantil
  • Chocolate (Juliette Binoche)
  • Conquista de reis - épico
  • Conversando com Deus - Reflexão
  • Deixados para trás I, II e III - cristão
  • Desafiando gigantes - cristão
  • Diário de uma paixão - romance
  • Enterrem meu coração na beira do rio - Drama (indígena)
  • Homens de honra - Drama
  • Kung Fu Panda - Comédia
  • Licença para casar - comédia
  • Marley e eu - Comédia
  • Meu nome não é Johnny - drama
  • Mãos talentosas - Cuba Gooding Jr.
  • O conde de Monte Cristo - drama
  • O fazendeiro e Deus
  • O ilusionista - romance
  • O livrro de Eli
  • O nome da rosa - drama
  • O Pastor - drama
  • O peregrino - Uma jornada para o céu
  • Ponte para Terabítia - aventura
  • Ponto de decisão - Drama
  • Prova de Fogo - cristão
  • Quem quer ser um milionário?
  • Sangue negro - drama
  • Simplesmente irresistível - romance
  • Um amor para recordar - drama/romance
  • À procura da felicidade - drama (Will Smith)

Gospel Books

Gospel Books
Conhecer e prosseguir em conhecer

Minha lista de blogs

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...Mc16.15



Total de visualizações de página