sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Super sincero

Na nossa sinceridade, muitas vezes mais ferimos do que trazemos a cura; mais nos aproximamos da hipocrisia farisaica do que da humildade publicana; mais nos mostramos, imodestamente, o quanto somos "verdadeiros" do que nos prostramos diante de Deus, pelas nossas inverdades, fraquezas e deslizes...

Segundo o Dicionário Universal da Língua Portuguesa, a palavra sincero vem do latim sinceru, (puro) e quer dizer “verdadeiro; que diz francamente o que sente; em que não há disfarce ou malícia; leal; simples.”

“aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.” (Hebreus 10:22)

Etimologicamente, a palavra vem de sincera, que é a junção de duas outras palavras do latim, “sine cera” e foi inicialmente utilizada pelos romanos. Isso porque os artesãos ao fabricarem vasos de barro, muitos rachavam-se e para esconder tais defeitos, era usando para tal uma cera especial. “Sine cera” queria dizer “sem cera”, que era a qualidade esperada de um vaso perfeito, muito fino, que deixava ver através de suas paredes aquilo que guardava dentro de si. O vocábulo sincero evoluiu e passou a ter um significado muito elevado. Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações. Aquele que é sincero, como acontecia com o vaso, deixa ver através de suas palavras aquilo que está guardado em seu coração, sem nada temer nem ocultar.
(http://verdaderelatada.wordpress.com/2009/01/03/a-origem-da-palavra-sincero
)


Realmente, o significado da palavra a a atitude de quem a tem, a tal sinceridade, são nobres e éticos. Porém não podemos esquecer de como falar a verdade, de como ser sincero: falar a verdade em amor.

De nada adianta eu ser supersincera e ferir meu semelhante a ponto de criar nele uma mágoa pela minha pessoa, de nada adianta eu ser sincera a tal ponto que me esqueça que, talvez, eu cometa os mesmos erros que p0rventura esteja apontando "sinceramente" no outro. Reconheço a imensa relutância das pessoas em confessar seus pecados e seus defeitos, primeiramente em reconhecê-lo, aliás. A partir do momento que eu olho para mim e reconheço meus pecados e defeitos, passo a olhar o outro com maior condescendência, passo a vê-lo como meu semelhante, sujeito aos mesmos erros e acertos que eu, às mesmas falhas e deslizes.

A Bíblia, que é a Palavra de Deus é extremamente sábia quando diz:

"És inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo." Rom. 2:1

A sinceridade, às vezes, pode ser uma estratégia de julgamento. Quando somos sinceros sem pedirem nossa opinião, quando nos afirmamos "muito sinceros", na verdade estamos querendo dizer que somos aptos para julgar isso ou aquilo nos outros. Difícil mesmo é ser sincero consigo mesmo, olhar profundamente para nós e nos examinarmos... será que é somente na ceia que devemos fazer isto?

Que sejamos sinceros sempre, verdadeiros sempre, transparentes quanto ao bem, escondidos contra o mal, porém que seja tudo para honra e glória do nome de Deus. Não por vanglória, não para se mostrar melhor do que os outros, não para se esconder por trás de uma máscara de 100% puritano, mas que sejamos para edificar o próximo, que sejamos para ajudá-los no caminho, que sejamos para tirá-los do apuro, que sejamos para engrandecer o reino de Deus.

Que nossos lábios, assim como toda nossa vida, exale o bom aroma de Cristo.

Em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Sabedoria on line

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas".

Habacuque 3: 17-19

Meus amados

Seguidores de Jesus Cristo

Arquivo do blog

Vale a pena ler

  • Administração de Marketing - Philip Kotler
  • As crianças aprendem o que vivenciam - Ed. Sextante
  • Carão com carinho - Luiz Schettini Filho
  • Casamento com intimidade - R. C. Sproul
  • Como livrar os jovens das paixões sexuais - Josh McDowell
  • Feridas Satânicas - Carrol Thompson
  • Livre-se dos corvos - Luis Marins
  • Lições de vencedor - Silas Malafaia
  • Maravilhosa graça - Phillip Yancey
  • Marketing para o século XXI - Philip Kotler
  • O corpo fala - Pierre Weil e Roland Tompakow
  • O monge e o executivo
  • O peregrino - John Bunyan
  • O poder dos pais que oram - Stormie Omartian
  • Pais brilhantes, professores fascinantes
  • Uma mulher segudo o coração de Deus - Elizabeth George

Vale a pena assistir



  • A festa de Babette - drama
  • A paixão de Cristo - de Mel Gibson
  • A vida é bela - de Roberto Benigni
  • A virada - cristão
  • Alvin e os esquilos II e III - Comédia
  • Antes de partir - comédia -Jack Nicholson e Morgan Freeman
  • Bee Movie - infantil
  • Chocolate (Juliette Binoche)
  • Conquista de reis - épico
  • Conversando com Deus - Reflexão
  • Deixados para trás I, II e III - cristão
  • Desafiando gigantes - cristão
  • Diário de uma paixão - romance
  • Enterrem meu coração na beira do rio - Drama (indígena)
  • Homens de honra - Drama
  • Kung Fu Panda - Comédia
  • Licença para casar - comédia
  • Marley e eu - Comédia
  • Meu nome não é Johnny - drama
  • Mãos talentosas - Cuba Gooding Jr.
  • O conde de Monte Cristo - drama
  • O fazendeiro e Deus
  • O ilusionista - romance
  • O livrro de Eli
  • O nome da rosa - drama
  • O Pastor - drama
  • O peregrino - Uma jornada para o céu
  • Ponte para Terabítia - aventura
  • Ponto de decisão - Drama
  • Prova de Fogo - cristão
  • Quem quer ser um milionário?
  • Sangue negro - drama
  • Simplesmente irresistível - romance
  • Um amor para recordar - drama/romance
  • À procura da felicidade - drama (Will Smith)

Gospel Books

Gospel Books
Conhecer e prosseguir em conhecer

Minha lista de blogs

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...Mc16.15



Total de visualizações de página