sexta-feira, 10 de julho de 2009

Salmo 23



Salmo 23

O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará

Deitar-me faz em verdes pastos,
guia-me mansamente às águas tranquilas;

Refrigera a minha alma,
guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome,

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte
não temeria mal algum, porque tu estás comigo,
a tua vara e o teu cajado me consolam;

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos,
unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda;

Certamente que a bondade e a misericórdia
me seguirão todos os dias de minha vida,
e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Amém

O Salmo 23 é interessante porque começa dizendo que o SENHOR é o meu pastor, e nada me faltará. Digo interessante porque muitas pessoas o citam como um mantra, como um amuleto e na verdade ele foi escrito por alguém que tinha muita intimidade com Deus, pois cita "o Senhor é o meu pastor" e ser pastoreado é ser conduzido, é ser totalmente controlado pelo pastor.

O Pastor a alimenta, pois a ovelha não consegue alimento sozinha, a protege com seu cajado, a direciona com sua vara.

Será que nos deixamos direcionar assim por Deus? Ou pedimos tudo a Ele e damos um empurrãozinho com nossas mãos? Oramos: "Senhor me direciona, me conduza..." mas na verdade entramos na contramão direto. Esta salmo é lindíssimo, e nos conduz a uma linha de raciocínio que nos faz meditar: quanta certeza da salvação!!!


"Certamente que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão por toda minha vida e habitarei na casa do Senhor por longos dias"

Começa com uma analogia - ovelha e pastor - e termina com o homem restaurado e habitando na casa do Altíssimo. Esta relação de amizade, pastor-ovelha, é antiga e necessária, pois as ovelhas são criadas em rebanho e em cativeiro, em todos os continentes. São dóceis e sem nenhum mecanismo natural de defesa. O pastor as conhece pelo nome, tal seu carinho por elas. E elas reconhecem a voz do seu pastor e não aceitam ordens de mais ninguém. Belo exemplo.

Que todos possam ler e reler este salmo com mais atenção e refletir sobra a segurança que o Pastor real, que deseja ser Pastor da vida de cada um de nós, se assim permitirmos,quer dar, pois a Palavra de Deus diz em João 1:12-13 - “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome(JESUS), deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.”

Crer em Deus não é difícil, a maioria fala em Deus e usa jargões tipo: "Deus me livre", "Deus te guarde", "Até Deus duvida", "Deus é pai, não é padrasto" e outras mais, e muitas vezes com total desrespeito ao nome do Senhor, citando seu nome em vão. Só que Jesus, que é o fio condutor de toda a Bíblia, descrito nos livros dos profetas do Antigo Testamento e revelado no Novo Testamento, as pessoas teimam em não reconhecer como Filho de Deus, autor e consumador da nossa fé... e mais que reconhecer, reconhecê-lo somente como a salvação enviada por Deus.


Mais nada e ninguém pode dividir a nossa devoção e a nossa fé("Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura") Is.42:8

*a minha glória, pois, a outrem não darei
= Ele não divide a sua glória com ninguém

Além disso, precisamos observar neste ponto que Deus disse que é um Deus zeloso, que não compartilha sua glória com ninguém. Veja Êxodo 20:4-5, em que Deus proíbe a fabricação e a adoração às imagens de escultura( Veja também Êxodo 34:14, Deuteronômio 4:24; 5:9; 6:15; Josué 24:19-20).
S

Somente JESUS pode todas as coisas, somente Ele morreu na cruz para nos salvar. Somente por Ele devemos pedir a Deus.

1 Pedro 3.18 " Porque Jesus morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus, sendo, na verdade, morto na carne mas vivificado no espírito"

somente Ele pode perdoar pecados e interceder por nós junto a Deus-"Jesus é o único mediador entre Deus e os homens" (1 Tim 2,5-6) .

É o nosso advogado junto ao PAI -
"Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo" (1 Jo 2.1).

Não reconhecer ou crer nestes princípios, nestas verdades bíblicas, não tornará o salmo 23 uma oração eficaz. É preciso conhecer o Pastor do salmo- JESUS CRISTO- sua missão, seu resgate, o alto preço que pagou, sua trajetória, seus ensinamentos, sua verdade total e completa para a salvação do homem, não apenas da ira vindoura mas a salvação do próprio homem e de suas mazelas, de suas doenças espirituais e físicas...não basta conhecer apenas o salmo do pastor, é necessário conhecer o Pastor do salmo.

Nenhum comentário:

Sabedoria on line

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas".

Habacuque 3: 17-19

Meus amados

Seguidores de Jesus Cristo

Arquivo do blog

Vale a pena ler

  • Administração de Marketing - Philip Kotler
  • As crianças aprendem o que vivenciam - Ed. Sextante
  • Carão com carinho - Luiz Schettini Filho
  • Casamento com intimidade - R. C. Sproul
  • Como livrar os jovens das paixões sexuais - Josh McDowell
  • Feridas Satânicas - Carrol Thompson
  • Livre-se dos corvos - Luis Marins
  • Lições de vencedor - Silas Malafaia
  • Maravilhosa graça - Phillip Yancey
  • Marketing para o século XXI - Philip Kotler
  • O corpo fala - Pierre Weil e Roland Tompakow
  • O monge e o executivo
  • O peregrino - John Bunyan
  • O poder dos pais que oram - Stormie Omartian
  • Pais brilhantes, professores fascinantes
  • Uma mulher segudo o coração de Deus - Elizabeth George

Vale a pena assistir



  • A festa de Babette - drama
  • A paixão de Cristo - de Mel Gibson
  • A vida é bela - de Roberto Benigni
  • A virada - cristão
  • Alvin e os esquilos II e III - Comédia
  • Antes de partir - comédia -Jack Nicholson e Morgan Freeman
  • Bee Movie - infantil
  • Chocolate (Juliette Binoche)
  • Conquista de reis - épico
  • Conversando com Deus - Reflexão
  • Deixados para trás I, II e III - cristão
  • Desafiando gigantes - cristão
  • Diário de uma paixão - romance
  • Enterrem meu coração na beira do rio - Drama (indígena)
  • Homens de honra - Drama
  • Kung Fu Panda - Comédia
  • Licença para casar - comédia
  • Marley e eu - Comédia
  • Meu nome não é Johnny - drama
  • Mãos talentosas - Cuba Gooding Jr.
  • O conde de Monte Cristo - drama
  • O fazendeiro e Deus
  • O ilusionista - romance
  • O livrro de Eli
  • O nome da rosa - drama
  • O Pastor - drama
  • O peregrino - Uma jornada para o céu
  • Ponte para Terabítia - aventura
  • Ponto de decisão - Drama
  • Prova de Fogo - cristão
  • Quem quer ser um milionário?
  • Sangue negro - drama
  • Simplesmente irresistível - romance
  • Um amor para recordar - drama/romance
  • À procura da felicidade - drama (Will Smith)

Gospel Books

Gospel Books
Conhecer e prosseguir em conhecer

Minha lista de blogs

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...Mc16.15



Total de visualizações de página