Salmo 23 |
O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará Deitar-me faz em verdes pastos, Refrigera a minha alma, Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, Certamente que a bondade e a misericórdia Amém |
O Pastor a alimenta, pois a ovelha não consegue alimento sozinha, a protege com seu cajado, a direciona com sua vara.
Será que nos deixamos direcionar assim por Deus? Ou pedimos tudo a Ele e damos um empurrãozinho com nossas mãos? Oramos: "Senhor me direciona, me conduza..." mas na verdade entramos na contramão direto. Esta salmo é lindíssimo, e nos conduz a uma linha de raciocínio que nos faz meditar: quanta certeza da salvação!!!
"Certamente que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão por toda minha vida e habitarei na casa do Senhor por longos dias"
Começa com uma analogia - ovelha e pastor - e termina com o homem restaurado e habitando na casa do Altíssimo. Esta relação de amizade, pastor-ovelha, é antiga e necessária, pois as ovelhas são criadas em rebanho e em cativeiro, em todos os continentes. São dóceis e sem nenhum mecanismo natural de defesa. O pastor as conhece pelo nome, tal seu carinho por elas. E elas reconhecem a voz do seu pastor e não aceitam ordens de mais ninguém. Belo exemplo.
Que todos possam ler e reler este salmo com mais atenção e refletir sobra a segurança que o Pastor real, que deseja ser Pastor da vida de cada um de nós, se assim permitirmos,quer dar, pois a Palavra de Deus diz em João 1:12-13 - “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome(JESUS), deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.”
Crer em Deus não é difícil, a maioria fala em Deus e usa jargões tipo: "Deus me livre", "Deus te guarde", "Até Deus duvida", "Deus é pai, não é padrasto" e outras mais, e muitas vezes com total desrespeito ao nome do Senhor, citando seu nome em vão. Só que Jesus, que é o fio condutor de toda a Bíblia, descrito nos livros dos profetas do Antigo Testamento e revelado no Novo Testamento, as pessoas teimam em não reconhecer como Filho de Deus, autor e consumador da nossa fé... e mais que reconhecer, reconhecê-lo somente como a salvação enviada por Deus.
Mais nada e ninguém pode dividir a nossa devoção e a nossa fé("Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura") Is.42:8
*a minha glória, pois, a outrem não darei = Ele não divide a sua glória com ninguém
Além disso, precisamos observar neste ponto que Deus disse que é um Deus zeloso, que não compartilha sua glória com ninguém. Veja Êxodo 20:4-5, em que Deus proíbe a fabricação e a adoração às imagens de escultura( Veja também Êxodo 34:14, Deuteronômio 4:24; 5:9; 6:15; Josué 24:19-20). S
Somente JESUS pode todas as coisas, somente Ele morreu na cruz para nos salvar. Somente por Ele devemos pedir a Deus.
1 Pedro 3.18 " Porque Jesus morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus, sendo, na verdade, morto na carne mas vivificado no espírito"
É o nosso advogado junto ao PAI - "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo" (1 Jo 2.1).
Não reconhecer ou crer nestes princípios, nestas verdades bíblicas, não tornará o salmo 23 uma oração eficaz. É preciso conhecer o Pastor do salmo- JESUS CRISTO- sua missão, seu resgate, o alto preço que pagou, sua trajetória, seus ensinamentos, sua verdade total e completa para a salvação do homem, não apenas da ira vindoura mas a salvação do próprio homem e de suas mazelas, de suas doenças espirituais e físicas...não basta conhecer apenas o salmo do pastor, é necessário conhecer o Pastor do salmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário