"Lembranças do passado são boas quando trazem bons sentimentos, porém tornam-se amargas quando as cicatrizes não estão curadas por dentro".
Fui inspirada agora a escrever este singelo versinho, pois já vivi algumas situações, onde pude perceber nitidamente, como a falta de perdão é adubo para a amargura. Pode parecer fácil escrever que devemos perdoar, cairá no lugar comum. Escrever e falar é uma coisa, praticar é outra. Não encontro dificuldades em perdoar, algumas vezes é mais fácil, em outras leva um tempinho, mas de uma maneira ou de outra, procuro fazer com total sinceridade e sem apontar o dedo... penso que é mais fácil viver sem carregar um fardo tão pesado. Acho que vivemos pouco tempo nesta terra para abastecer o orgulho, para achar que somos mais importantes ou mais dignos do que outras pessoas.
Estamos aqui por um plano superior a qualquer filosofia humana, fomos criados para algo muito maior, creio que qualquer indouto pode perceber isso, mais cedo ou mais tarde, mas perceberá que não surgiu do acaso, do nada. Pra que guardar tanto rancor e amargura no coração, quando sua capacidade de amar é tão maior e mais nobre?
Bem, até aqui foi a minha opinião, mas a Bíblia fala sobre o coração em diversos textos. O que mais me chama atenção é o que está escrito em Provérbios 4.23 :"Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida". Em outras versões fala "as saídas da vida". E meditando neste versículo pude observar que precisamos constantemente fazer uma"faxina" em nosso coração, o ideal seria nem deixar acumular tantas coisas para precisar fazer uma faxina, mas na atualidade, os acontecimentos são tão assustadoramentes rápidos, que quando percebemos já nos envolvemos em várias questões com o próximo.
- Ressentimentos(sentir de novo, guardar mágoas e rancores),
- avareza(apego às coisas materiais, egoísmo exacerbado)
- impureza(tudo aquilo que nos contamina," porque o que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca" Mt 15.11)
- idolatria(tudo o que é adorado no lugar de Deus, tudo o que descentraliza Deus em nossas vidas, pessoas, objetos, artistas, artes, imagens, fotos, lembranças...)
O que temos guardado em nosso coração? Quando faremos uma faxina, para limparmos cada cantinho dele, sem esquecer de nenhum? Quando reconheceremos que precisamos da ajuda de Deus para perdoar? Nem sempre é uma decisão fácil de ser tomada, porém é uma decisão e esta decisão traz frutos, traz paz - com Deus e com o próximo.
Que possamos entregar os nossos corações ao Senhor, pedindo para Ele, que é profundo conhecedor dos mesmos, para nos ajudar a, corajosamente, por volição, tomar a decisão de perdoar erros passados, em nós e nos outros.