quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Eleições e consciência


Abrindo ( )...

Época de eleições. Nada mais desanimador e frustrante! Em parte vibramos por termos liberdade de escolha, isso é bom. Assistir alguns políticos frustrados, pela sua derrota nas urnas, pegarem mala e cuia e sair de fininho, pela porta de trás, também. Acontece que muitos não sabem usufruir desta liberdade e nem colocá-la a seu favor... também, como? Um povo que mal sabe ler e escrever, desconhece a constituição de seu país, não tem memória, não valoriza seus potenciais, não aprende na escola sobre política - salvo raras exceções - mesmo assim, estas informações alcançam mais às elites do que o povão em geral... Sabe-se mais de campeonatos de futebol, cerveja, carnaval e quem trai quem na novela tal, do que qualquer plataforma política, e através destes opiáceos o povo vai se deixando levar, deixa a vida os levar...

Há uma campanha incrível sendo veiculada nestes dias e bem apropriada, criativa e contundente sobre as eleições deste ano. Nunca vi algo tão interessante antes, em termos de conscientização para as eleições. Se não for desta vez, acho que nunca mais será... dá uma angústia assistir aquelas situações, e esta mesma angústia deve sentir o eleitor que votou mal ou vendeu seu voto.

Aconteceu comigo. Não sei se "pra nunca mais", certas coisas a respeito do candidato descobrimos depois do voto dado. Um dos fanfarrões(sem saber, diga-se de passagem) que votei foi cassado e está preso até, e com a maior cara-de-pau apresentava-se como defensor da lei e da ordem, postura estudada de homem decente e honesto. Infelizmente não foi isso que descobri nos noticiários. Que lástima! Precisamos ter cuidado, muito cuidado com as aparências. Elas mais do que enganam, defraudam todo um povo.

Estes dias tenho ouvido um "jingle", de um "político"da área, que diz o seguinte: "Alô gente, tá na hora de mudar, votar com consciência para a vida melhorar... vamos votar com consiência....blábláblá..." e o tal candidato é um dos que vestiram a carapuça de "político" para encobrir suas atividades criminosas... se é que me entendem... Consciência? Quem tem a consciência sã, jamais colocaria alguém assim como seu representante, se por muito menos faz coisas terríveis, imagina com mais poder nas mãos???

Há um sentimento comum de descrédito aos políticos brasileiros, embora existam alguns com boas intenções, é muito difícil achá-los neste celeiro de charlatões. Infelizmente, é assim que segue a vida. Participamos da política, quer queiramos, quer não. Somos parte dela e o que fazemos com nosso voto - ou não - define o que enfrentaremos a seguir. Confesso que, apesar de fazer a minha parte, como cidadã e como cristã, estou sem muitas perspectivas em relação aos políticos e à politicagem que praticam. Mentiras, mentiras e mentiras... nenhum povo, nenhuma nação se fortalece ou subsiste sequer, em cima de mentiras. Estas raízes precisam ser arrancadas da nossa nação. Tenho esperança num novo tempo sim, quando o próprio povo praticar em casa o que gostaria de ver seus representantes no governo praticarem. Só pode exigir decência e ética quem as tem dentro da sua própria casa. Quem as ensina a seus próprios filhos, que um dia poderão estar em algum cargo público. Hipocrisia é sinônimo de vida sem compromisso com a verdade. E, lastimavelmente, este adjetivo cai muito bem a muitos políticos e, não surpreendam-se, a muitos de nós mesmos.