quinta-feira, 31 de julho de 2008

Efeitos imediatos

"Sabeis isto, meus amados irmãos, mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus." Tg 1-19.20


O que temos feito e falado? Como isso repercute no nosso dia-a-dia? Na nossa vida e na dos outros? Na eternidade?


Observando uma bola sendo jogada em uma piscina, com a água parada, pude observar as pequenas ondas que se formaram à volta da bola. Começaram bem pequenas e foram se alargando, alargando... achei interessante fazer uma analogia do que acontece à nossa volta quando falamos impensadamente ou agimos precipitadamente, as "ondas" que vão se formando ao redor daquele assunto ou atitude... é preciso ter cautela ao abrirmos nossa boca e, na epístola(do grego antigo ἐπιστολή, “ordem, mensagem”, pelo Latim epistòla, ae “carta, mensagem escrita e assinada” pt.wikipedia.org/wiki/Epístola) de Tiago, encontramos um conselho prático para isso.


Hoje mesmo pude colocar em prática esse ensinamento. Levei minhas duas filhas à dentista. Cheguei um pouco atrasada, hãããnnn... tudo bem, bastante atrasada. Havia marcado para 7 e 7 :30, respectivamente, e cheguei 7 :40. As duas não poderiam mais ser atendidas, apenas uma delas. Na hora, veio a vontade, na ponta da língua, de lembrá-la da vez que cheguei na hora e esperei quase 40 minutos pela mesma dentista, naquele mesmo local. Refleti rapidinho, dei uma "mordida mental" na minha língua e aceitei o fato de ela estar com muitos pacientes e não poder atender às duas devido ao meu atraso... Se eu tivesse dado vazão à minha "pequena vingança", teria formado "ondas" muito desagradáveis ao meu redor. Falaria além do que deveria e tentaria justificar um erro com o outro. Certamente a dentista, embora com toda experiência, atenderia minha filha com antipatia ou nervosismo e, se continuasse querendo ter razão, colocaria a perder um dia maravilhoso como esse. Bem, resumo da ópera: O tratamento da minha filha terminou, foi bem atendida, remarquei a consulta para a outra e fui para a piscina do clube. Minhas filhas se divertiram, deitei ao sol com a consciência tranquila e ainda fui premiada com meu marido passando por lá, para nos trazer para casa. É maravilhoso colocar em prática a Palavra de Deus, não apenas ouvi-la. Não acertamos sempre, mas não precisamos continuar errando sempre.


A Palavra de Deus diz que daremos conta até do que falamos. Isto repercute na eternidade. Os atos e as palavras que saem de nós têm, de alguma forma, um objetivo. O que temos produzido? Quais os efeitos do que falamos ou fazemos?

"Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce." Tg 3.11-12 .


Precisamos ter um coração predisposto a obedecer a Deus, quebrantado, contrito, cheio de arrependimento dos nossos atos mais sutis aos mais destrutivos, das nossas palavras mais torpes às mais sutilmente cheias de veneno...

Nenhum comentário:

Sabedoria on line

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas".

Habacuque 3: 17-19

Meus amados

Seguidores de Jesus Cristo

Arquivo do blog

Vale a pena ler

  • Administração de Marketing - Philip Kotler
  • As crianças aprendem o que vivenciam - Ed. Sextante
  • Carão com carinho - Luiz Schettini Filho
  • Casamento com intimidade - R. C. Sproul
  • Como livrar os jovens das paixões sexuais - Josh McDowell
  • Feridas Satânicas - Carrol Thompson
  • Livre-se dos corvos - Luis Marins
  • Lições de vencedor - Silas Malafaia
  • Maravilhosa graça - Phillip Yancey
  • Marketing para o século XXI - Philip Kotler
  • O corpo fala - Pierre Weil e Roland Tompakow
  • O monge e o executivo
  • O peregrino - John Bunyan
  • O poder dos pais que oram - Stormie Omartian
  • Pais brilhantes, professores fascinantes
  • Uma mulher segudo o coração de Deus - Elizabeth George

Vale a pena assistir



  • A festa de Babette - drama
  • A paixão de Cristo - de Mel Gibson
  • A vida é bela - de Roberto Benigni
  • A virada - cristão
  • Alvin e os esquilos II e III - Comédia
  • Antes de partir - comédia -Jack Nicholson e Morgan Freeman
  • Bee Movie - infantil
  • Chocolate (Juliette Binoche)
  • Conquista de reis - épico
  • Conversando com Deus - Reflexão
  • Deixados para trás I, II e III - cristão
  • Desafiando gigantes - cristão
  • Diário de uma paixão - romance
  • Enterrem meu coração na beira do rio - Drama (indígena)
  • Homens de honra - Drama
  • Kung Fu Panda - Comédia
  • Licença para casar - comédia
  • Marley e eu - Comédia
  • Meu nome não é Johnny - drama
  • Mãos talentosas - Cuba Gooding Jr.
  • O conde de Monte Cristo - drama
  • O fazendeiro e Deus
  • O ilusionista - romance
  • O livrro de Eli
  • O nome da rosa - drama
  • O Pastor - drama
  • O peregrino - Uma jornada para o céu
  • Ponte para Terabítia - aventura
  • Ponto de decisão - Drama
  • Prova de Fogo - cristão
  • Quem quer ser um milionário?
  • Sangue negro - drama
  • Simplesmente irresistível - romance
  • Um amor para recordar - drama/romance
  • À procura da felicidade - drama (Will Smith)

Gospel Books

Gospel Books
Conhecer e prosseguir em conhecer

Minha lista de blogs

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...Mc16.15



Total de visualizações de página