segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A vida por um ângulo mais profundo



Palavras, frases, parágrafos, textos inteiros podem ser muito significantes ou completamente sem sentido, depende de quem o lê. Não adiantaria falar a um simplório pescador de maneira erudita, e quantos pescadores existem no mundo. Como as pessoas vivem mais de aparência do que de essência, de fato, as aparências enganam e muito. Aos pescadores usar metáforas de mar e tarrafas, aos eruditos citar Camões e Drummond.

A arte da conversa está em escutar. Ao escutar o outro temos uma parcial noção do seu mundo, digo parcial porque o outro é um mundo inteiro e ainda que vivêssemos 1000 anos não conheceríamos o mundo inteiro. A partir daí poderemos traçar um nível de conversa que nos faça inteligível ao outro. A partir do nosso conhecimento de mundo precisamos procurar entender o que vai à cabeça do outro, como o outro nos entende, como funciona seu pensamento em relação à vida...

É óbvio que em muitas vezes o nosso egoísmo ou egocentrismo fala mais alto e queremos mostras às pessoas o quanto entendemos disto ou daquilo, e como não estamos nem um pouco preocupados se estão nos entendendo ou não. Queremos falar e fazer valer a nossa opinião. Mas o fato é que se não nos fizermos entender ao nosso interlocutor, de nada adianta tanto conhecimento e tantos arroubos culturais.

Parafraseando o apóstolo Paulo, prefiro dizer cinco palavras inteligíveis a fazer um discurso que não acrescenta nada a quem ouve e, especialmente, a quem não ouve como gostaríamos que ouvisse. É bem complexo. Como alcançar a maioria? Como falar de uma maneira que a maioria entenda ? A vida, como exemplo, fala mais do que palavras. Como alguém disse: “Palavras são anões, exemplos são gigantes”.

Ás vezes acho certa vantagem em não se entender muito bem as coisas, se sofre menos. Todos, de certa forma, precisamos fazer “ouvidos de mercador” em algumas situações, para evitar o conflito, evitar o choque.

De qualquer maneira continuo encantada com a comunicação bem feita, bem redigida e principalmente bem entendida. Acaricia meus ouvidos não apenas o que quero ouvir mas o que faz bem pra minha alma e percebo que foi absorvido pela maioria. O que quero de bom para mim, quero de bom para o próximo e como ficar feliz se ouço tantas retóricas, que nada mais é do que a arte de falar muito e não dizer nada? Existe na política, existe na vida.

Nenhum comentário:

Sabedoria on line

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas".

Habacuque 3: 17-19

Meus amados

Seguidores de Jesus Cristo

Arquivo do blog

Vale a pena ler

  • Administração de Marketing - Philip Kotler
  • As crianças aprendem o que vivenciam - Ed. Sextante
  • Carão com carinho - Luiz Schettini Filho
  • Casamento com intimidade - R. C. Sproul
  • Como livrar os jovens das paixões sexuais - Josh McDowell
  • Feridas Satânicas - Carrol Thompson
  • Livre-se dos corvos - Luis Marins
  • Lições de vencedor - Silas Malafaia
  • Maravilhosa graça - Phillip Yancey
  • Marketing para o século XXI - Philip Kotler
  • O corpo fala - Pierre Weil e Roland Tompakow
  • O monge e o executivo
  • O peregrino - John Bunyan
  • O poder dos pais que oram - Stormie Omartian
  • Pais brilhantes, professores fascinantes
  • Uma mulher segudo o coração de Deus - Elizabeth George

Vale a pena assistir



  • A festa de Babette - drama
  • A paixão de Cristo - de Mel Gibson
  • A vida é bela - de Roberto Benigni
  • A virada - cristão
  • Alvin e os esquilos II e III - Comédia
  • Antes de partir - comédia -Jack Nicholson e Morgan Freeman
  • Bee Movie - infantil
  • Chocolate (Juliette Binoche)
  • Conquista de reis - épico
  • Conversando com Deus - Reflexão
  • Deixados para trás I, II e III - cristão
  • Desafiando gigantes - cristão
  • Diário de uma paixão - romance
  • Enterrem meu coração na beira do rio - Drama (indígena)
  • Homens de honra - Drama
  • Kung Fu Panda - Comédia
  • Licença para casar - comédia
  • Marley e eu - Comédia
  • Meu nome não é Johnny - drama
  • Mãos talentosas - Cuba Gooding Jr.
  • O conde de Monte Cristo - drama
  • O fazendeiro e Deus
  • O ilusionista - romance
  • O livrro de Eli
  • O nome da rosa - drama
  • O Pastor - drama
  • O peregrino - Uma jornada para o céu
  • Ponte para Terabítia - aventura
  • Ponto de decisão - Drama
  • Prova de Fogo - cristão
  • Quem quer ser um milionário?
  • Sangue negro - drama
  • Simplesmente irresistível - romance
  • Um amor para recordar - drama/romance
  • À procura da felicidade - drama (Will Smith)

Gospel Books

Gospel Books
Conhecer e prosseguir em conhecer

Minha lista de blogs

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...Mc16.15



Total de visualizações de página