Vejam o que Cristo diz acerca do tema:
“Mas, ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque limpais o que está por fora do corpo e do prato, e por dentro estais cheios de rapina e de imundície. Fariseu cego, purifica antes o que está dentro do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros branqueados, que por fora permanecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda a podridão. Assim também vós por fora pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e iniqüidade”.
Agora vejam a descrição da Wikipédia a respeito da HIPOCRISIA.
A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir.
*Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.
Isto me leva a duas conclusões básicas:
1- Ou nos conscientizamos que não podemos julgar nosso próximo, porque muitas das vezes cometemos o mesmo que ele,
2- ou continuamos negando sempre os nossos atos infames mais sutis, assumindo o papel do hipócrita (que usa máscaras).
Todos de alguma forma usamos máscaras sociais. Ninguém, por exemplo, por mais que esteja acostumado a falar alto, falará assim dentro de um banco ou hospital. Ninguém, por mais sincero que seja, sairá dando suas opiniões a uma pessoa, que se está conversando, a respeito do seu vestuário, cabelo, maquiagem, se está achando praticamente tudo ridículo na mesma. São conceitos aprendidos na infância, que é falta de educação falar com boca cheia, assoar o nariz na toalha de mesa, cuspir no chão,etc... Aprendemos desde cedo a como nos comportar em público (bem, pelo menos alguns aprendem). Porém a hipocrisia não trata destes comportamentos, ditos normais na educação das pessoas.
A hipocrisia é tão pior, que Jesus aborreceu-se seriamente com este padrão de comportamento, que exterioriza algo que não corresponde à verdade dentro da pessoa. E pior: julga a outros de acordo com sua próprias falhas, porém mantendo um status de "perfeito".
A Palavra de Deus sempre nos convida a fazer uma profunda avaliação de nós mesmos, gosto de comparar a Bíblia e seus ensinamentos a um espelho, onde olhamos e quem primeiro vemos somos nós mesmos. Ela fala primeiramente conosco, para depois falar com o outro. Este é o maravilhoso poder de Deus, desnudar-nos diante de nós mesmos, fazer as máscaras cairem, fazer uma faxina moral em nossa própria vida. Amo e tremo em ler esta passagem:" Se o Sheol(inferno) e o Abadom estão patentes aos olhos de Deus, quanto mais o coração dos homens"
Também está escrito: “Cesse a malícia dos ímpios, mas estabelece tu os justos, pois sondas a mente e o coração, ó justo Deus”. (Sl 7.9)
“Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir”. (Sl 147.5)
“...Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.” (1Jo 3.20)
“Mas, ó Senhor dos Exércitos, justo Juiz, que provas o mais íntimo do coração...”. (Jr 11.20)
“Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos;......”. (Jr 17.10)
“Tu, pois, ó Senhor dos exércitos, que provas o justo e esquadrinhas os afetos e o coração,...”. (Jr 20.12)
“...e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações,...”. (Ap 2.23).
Sinceramente não consigo entender como muitas pessoas agem desta forma. Provavelmetne julgam-se tão donas da verdade absoluta, tão corretas, tão poderosas que sequer cogitam a possibilidade de fazer uma auto-análise e chegar à triste, porém libertadora, conclusão que: precisa arrepender-se de seus erros, tornar atrás, refazer o caminho, confessar seus erros a si mesma e a Deus principalmente e pedir perdão. O hipócrita não se acha necessitado de perdão porque acha que não tem erros, os outros é que os têm.
Pare, agora, avalie-se e se descobrir que tem agido com hipocrisia ultimamente, volte atrás, reconsidere, entregue-se àquele que tudo sabe a teu respeito, de quem você não pode esconder sequer o mais fugaz pensamento. Não é para ficar assustado, nem temeroso. Ele perdoa pecados, pois a hipocrisia é pecado, nos afasta da graça de Deus, ou pior, a recusa. Não podemos viver sema a graça, porém não podemos encontrá-la se nos sentimos não merecedores ou espertos e certos demais para merecê-la.
Tenho uma boa notícia: ninguém merece, mas Deus nos ama assim mesmo. Ainda é tempo, arrependa-se!
Que possamos limpar primeiro o interior do copo, para o exterior ficar limpo. Brilhará a luz de Cristo nele, com certeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário